Olá 😊
O minimalismo é uma super tendência, sendo até considerado um estilo de vida dentro das áreas de decoração, arquitetura e design. O estilo surgiu no século XX de uma série de movimentos artísticos e culturais, e a sua principal influência veio da cultura japonesa.
O termo é muito ligado a um ambiente contemporâneo, com poucos móveis e paredes brancas, mas vai muito além disso. As pessoas com esse lifestyle não possuem excessos de nada, de mobília, roupas e nem de notificações no celular. A ideia é tirar tudo o que é desnecessário.
Muitos prédios são projetados com linhas retas e formas geométricas, os ambientes possuem poucos objetos, cores neutras e os produtos são mais funcionais.
O estilo minimalista também possui alguns elementos do Design Industrial, por isso encontramos facilmente alguns itens de madeira, couro e cores vivas apenas nos elementos decorativos.
Os designers dão preferência ao material de madeira em móveis duráveis, simples e com pouco textura, em ambientes arejados e claros. É importante também que a casa seja um lugar para relaxar e descansar, sendo assim não abrem mão do conforto e aconchego.
Em ambientes neutros percebemos com mais facilidade a existência de qualquer bagunça, podendo causar uma poluição visual que será incômoda para quem vive ali. E os tons claros como bege e off white, além de ajudar na iluminação, faz com que o espaço pareça maior e mais ventilado.
Podemos então dizer que essa tendência envolve: menos coisas, menos despesas, desapego, facilidade e qualidade de vida. E o objetivo não é viver com pouco, mas viver com o que é realmente necessário e importante.
Até o próximo post!
Nádia Sacchi