Olá 😊
Todas as profissões possuem gírias que são usadas pelos profissionais no dia a dia, e que acabam facilitando a comunicação. Mas quem não é da área, como por exemplo os clientes, podem não entender muito bem e ficarem confusos. Por isso, vou explicar abaixo o que significa as gírias mais usadas pelos corretores de imóveis.
– “Na planta”: essa pode ser a gíria mais conhecida entre as pessoas, que é quando um imóvel ainda está na fase de construção e o seu preço de venda acaba sendo menor.
– “Leads”: é muito usada na área de vendas e marketing, que se refere a pessoa que demonstra interesse pelo seu imóvel ou conteúdo na internet. É um cliente potencial para realizar uma compra.
– “Funil de vendas”: é todo o processo de compra do cliente separado por estágios, que vai desde o conhecimento do cliente sobre o corretor e a venda, até o momento de fechamento da compra.
– “Rodízio” ou “Roleta”: é o sorteio que determina qual será a ordem dos corretores para ficarem no plantão de vendas, com o objetivo de mostrar novos apartamentos de um empreendimento.
– “Calça branca” e “Sujou a calça”: se refere ao corretor iniciante, novato, recém-chegado na profissão de corretor de imóveis. E quando ele vende seu primeiro imóvel, falam que ele “sujou a calça”.
– “Bulula”: chamam assim aqueles clientes que passam por todo o processo de negociação, preenchem cadastro, conversam, visitam o imóvel etc., mas no final não concluem a compra.
– “Fifty”: é quando a comissão do imóvel é dividida entre dois corretores (50% para cada), uma vez que o cliente é atendido por um e depois conclui a compra com outro corretor.
– “CTA”: vem do termo “call to action”, que significa “chamar para a ação”. É o momento que se tem conhecimento de que o contato e a negociação com o cliente vão continuar.
Espero que agora, depois de descobrir as gírias dos corretores de imóveis, você consiga entender e tirar de letra qualquer tipo de comunicação no seu processo de negociação de um imóvel.
Até o próximo post!
Mauro Vanti Macedo
Fundador | Presidente