Olá 😊
A homehunters convidou a Home Stager, Marcia Freitas, especialista em Home Staging, para falar em alguns textos sobre esse novo conceito no Brasil, mas que já possui grande importância em outros países da Europa e EUA. Tenham uma boa leitura!
O que é essa técnica que ajuda você a vender ou locar seu imóvel?
Home Staging surgiu nos Estados Unidos na década de 70, como uma nova técnica que ajuda os proprietários e profissionais do mercado imobiliário a comercializar o imóvel mais rapidamente. Se traduzirmos essas duas palavras seria “encenação da casa”. A ideia é deixar o imóvel mais atrativo, destacando os pontos fortes existentes e seu potencial, cuidando de detalhes que muitas vezes dificultam sua comercialização.
Essa técnica é aplicada em qualquer tipo de imóvel, esteja ele ocupado ou desocupado, seja ele para venda, locação ou hospedagem (Airbnb).
Home Staging tem como base o Design de Interiores, a Psicologia e o Marketing Imobiliário. É realizado pelo Home Stager, profissional do Home Staging.
Com conhecimentos e especialização para diagnosticar, avaliar o potencial do imóvel e sugerir melhorias, a técnica é específica para acelerar sua comercialização.
Analisando o layout, a organização, a iluminação, cores e mobiliário. Quando o imóvel está ocupado, as vezes é necessário um redesign para cada ambiente, quando desocupado a proposta é fazer uma ambientação que atinja o perfil do cliente ideal para aquele imóvel.
O objetivo desse trabalho é deixar o imóvel exclusivo, criando não só uma experiência visual, mas também sensorial, fazendo com que o potencial comprador se encante e sinta que ali é o lar que ele tanto buscava.
A aplicação dessa técnica tem diversos benefícios:
- com uma apresentação bonita e sem defeitos, dificilmente há pedidos de redução de preço;
- deixa o imóvel atualizado em relação as tendências do mercado imobiliário;
- o tempo de venda é reduzido pois o imóvel atrai mais visitantes;
- ajuda os potenciais compradores na visualização do novo Lar;
- é um diferencial na venda e fica a frente da concorrência;
- o investimento em Home Staging é considerado baixo em relação a todos os benefícios que ele traz.
Lembrando que “a primeira impressão é sempre a que fica!”
Marcia Adão de Freitas, formada em Administração de Empresas e Design de Interiores, com módulo Internacional em Milão e especialização em Home Staging, Membro da ABD (Associação Brasileira de Design), Membro da IAHSP® (Núcleo Internacional de Home Staging).
Tendo vivido 3 anos na Suécia e explorado a Europa, conviveu com diferentes culturas e costumes. Essa experiência de vida traz um diferencial no seu trabalho, com uma visão aprimorada de estética e conforto, criando ambientes com beleza e propósito.
@marciafreitasinteriores / adaoefreitas.interiores@gmail.com
Até o próximo post!