Olá 😊
Com o aumento da taxa SELIC pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), o mercado imobiliário é impactado junto com os setores que dependem de crédito, tanto para quem quer vender, tanto para quem quer comprar. A taxa SELIC passou de 2.00% (menor patamar da história) para 2.75% ao ano.
Para as pessoas que querem comprar um imóvel através de um financiamento imobiliário (maioria dos casos), que necessita de crédito do banco, é importante entender que a taxa SELIC tem relação direta com a taxa utilizada pelos bancos (taxa balcão), pois quando a taxa de juros está muito alta, o financiamento e o crédito também ficam mais difíceis de serem obtidos.
Se você já comprou seu imóvel utilizando o financiamento imobiliário com taxas pré-fixadas, não precisa se preocupar, pois a sua taxa não irá mudar, ela foi fixada antes de você assinar o contrato e fazer a aquisição. Por outro lado, se você optou pelo financiamento imobiliário com correção de juros pela poupança, você precisa ficar atento, pois o aumento da taxa SELIC repercute diretamente na taxa que vai ser praticada no seu contrato.
Para os corretores e pessoas que trabalham no mercado de imóveis, o aumento de 0.75% na taxa SELIC, dificilmente vai representar um problema no sentido de absorção dos imóveis ou de concessão de crédito para o consumidor final, ou seja, os potenciais clientes dispostos na compra dificilmente irão ter problemas para conseguir o financiamento, uma vez que essa porcentagem representa pouco na taxa final utilizada pelos bancos.
É pouco provável o mercado imobiliário sofrer uma freada muito brusca na procura de imóveis. As vendas que já estão fechadas não preocupam, pois os clientes encontraram anteriormente condições favoráveis para fechar o contrato. Mas hoje, é preciso olhar lá na frente e prestar atenção nas próximas vendas, no cenário e nas condições financeiras das pessoas, já que o Banco Central está aumentando as taxas de juros, que gera inflação na economia do país.
A parte positiva entra quando falamos na construção dos imóveis e nos materiais utilizados. Todos os materiais estão com os preços elevados devido ao aumento da taxa SELIC, com isso o Banco Central pretende diminuir o consumo desses materiais e controlar a inflação, com o objetivo de parar a elevação nos preços ou até mesmo reduzir um pouco. Isso vai ser bom para a população, que terá um custo de produção menor e não vai precisar aumentar tanto o preço do seu imóvel.
Até o próximo post!
Mauro Vanti Macedo
Fundador | Presidente