coliving

coliving

Olá 😊

Coliving é um conceito de moradia compartilhada entre pessoas que buscam senso de comunidade, um estilo de vida sustentável e economia. Os espaços são projetados e administrados por empresas especializadas nesse estilo de moradia. Existe também grupos de pessoas que se juntam para comprar, alugar ou até mesmo construir colivings.

Alguns projetos imobiliários já se inspiram nesse conceito para criar apartamentos pequenos com áreas em comum, como cozinha, lavanderia e até coworking. E apesar de ser relativamente novo, o significado de Coliving teve origem na Dinamarca, em 1972, mas no Brasil começou a chamar atenção por volta de 2013.

Os principais fundamentos desse estilo de vida são:

  • Residências compartilhadas
  • Comunidade em harmonia
  • Aproximação de pessoas
  • Troca de experiências
  • Divisão de decisões e tarefas
  • Consumo pensado na colaboração
  • Economia de recursos naturais

Desse modo, é indicado para quem busca um estilo de vida mais econômico, além de troca de experiências e convívio em comunidade. De modo geral, jovens, autônomos e nômades digitais se interessam mais por essa habitação.

Algumas vantagens desse estilo de vida são a economia de recursos, otimização de tempo, boa localização, pessoas com os mesmos interesses e uso otimizado do transporte. Por outro lado, a falta de privacidade e tempo de espera para mudança são vistos como desvantagens.

É quase inevitável comparar o coliving a repúblicas, mas apesar de ter pontos em comum, o coliving apresenta diferenças na prática. A ideia de comunidade é muito forte, e geralmente surge no momento de necessidades e compartilhamento de conhecimentos de diferentes pessoas, que projetam imóveis em cocriação.

Agora, queremos saber de você: ainda prefere viver em uma residência particular com altos gastos e pouca socialização?

Até o próximo post!

Nádia Sacchi